O Orfeão de Paços de Ferreira foi fundado no dia 1 de Outubro de 1984 e tem como principal objetivo a prática da música de conjunto vocal, música orfeónica. Apresentou-se em público a 10 de Maio de 1986 e Abreu Neto foi o seu primeiro maestro. Sucedeu José Luís Pacheco e atualmente é sua Maestrina Isabel Freitas. É constituído por cerca de 45 elementos (fem./masc.), oriundos de quase todas as freguesias de Paços de Ferreira. Tem participado em inúmeros encontros de música orfeónica, sessões culturais promovidas pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira e Câmaras vizinhas. Também tem participado em concertos de Natal e outros. Algumas das participações mais importantes, foi a sua deslocação a França e também várias participações em encontros de orfeões em Espanha. Editou o seu primeiro CD no ano 2000. Hoje o Orfeão de Paços de Ferreira pretende levar e dignificar a cultura, a música e em particular a música orfeónica, onde quer que se desloque.

Isabel Freitas

Isabel Freitas iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos na Academia de Música de Castelo de Paiva onde estudou Piano e Flauta Transversal. Ao mesmo tempo integrou a Associação Cultural e Musical de Fornos (Castelo de Paiva) e aos 12 anos já era solista.
Em 1999 concluiu o Curso Complementar Supletivo de Formação Musical e Flauta Transversal no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian com elevada classificação.
É Mestre em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico e Licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto em Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical.
Movida pela paixão que tem por esta arte estendeu ainda a sua formação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde concluiu a Profissionalização para o Ensino da Música no 3º ciclo.
Como solista (Flauta Transversal/Flautim) fez parte de várias Orquestras Ligeiras, Orquestras de Sopros e Bandas Filarmónicas.
É Diretora Artística do Orfeão de Paços de Ferreira desde julho de 2007.
Participa periodicamente em ações de formação ligadas à pedagogia musical e em cursos de Direção Coral.