O Grupo Psallite nasceu em 23 de Novembro de 1969, tendo como seu mentor e fundador o Franciscano Capuchinho Fr. António Pojeira Dias.

Atualmente, orientado por leigos, procura contribuir para o crescimento da Igreja colaborando em diversas atividades com os Padres Capuchimhos de Gondomar.

Desde a sua fundação, anima a Eucaristia dominical das 11H.30

 As suas atuações, interpretando música sacra e profana, estendem-se pelos distritos do Porto, Braga, Viseu, Vila Real, Coimbra, Lisboa e por praticamente todas as ilhas dos Açores.

Em 2000 efetuou uma digressão aos Estados Unidos da América e, em 2014 actuou  em Espanha num encontro de Coros Galaico-Português.

Foi fundador dos encontros de coros de Gondomar.

Tem colaborado no projeto “Cantar Portugal” em conjunto com vários corais do nosso Concelho.

Com o grande músico, compositor e maestro Afonso Alves, tem a honra e o privilégio de colaborar em diversos concertos para grandes corais acompanhados por bandas musicais que dirige, atuando em grandes palcos como o Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre, Casa da Música e outros.

Tem dois CD gravados intitulados “Festa da Vida” e “Concerto de Natatl”.

Participou na gravação do CD “Alegres na Esperança” em Junho de 2011.

Colaborou ainda com as “Servas Franciscanas Reparadoras” na gravação da cantata dos 50 Anos.

Em 2014 participou no concerto Coral-sinfónico – Requiem em Ré Menor, Op.48 de Gabriel Fauré.

Das atividades que compõem, presentemente, o Grupo Psallite, fazem parte o Grupo Coral, Grupo de música popular portuguesa “Água-Pé” e  Grupo de Teatro.

A orientação musical do Grupo Coral Psallite está, desde 1978, a cargo de José Melo.  

José Melo

Natural de Várzea de Abrunhais, no concelho de Lamego, onde nasceu em Fevereiro de 1953.

Foi profissional de seguros desde 1971, actividade que tentou conciliar com a música; particularmente o canto, a expressão desse maravilhoso instrumento que é a voz, capaz de deliciar o ouvido mais apurado e transmitir o mais alto sentimento de alma.

É elemento do Grupo Psallite de Gondomar desde 1971.

Em Setembro de 1978 assumiu a Direcção Artística do Grupo, função que até à data tem desempenhado com empenho e dedicação.

É docente, desde a primeira hora, na Universidade Sénior de Gondomar. Para além de responsável pelo Grupo Coral e pela Tuna da U.S.G., tem ainda a seu cargo as turmas de iniciação ao Cavaquinho e Viola.

A sua formação musical tem sido construída ao longo dos tempos, não nos bancos de uma qualquer escola profissional, mas pela ”obrigação” de conseguir cada vez mais êxito para os grupos que orienta e onde, com alegria, vê os mais e os menos novos serem o garante da continuidade do seu trabalho.