O Ensemble Vocal Pro Musica é um coro jovem e amador, sediado na cidade do Porto. Foi fundado em 1991 pelo maestro José Manuel Pinheiro e por alguns dos seus alunos. Atualmente, é composto por cerca de 80 elementos, a maioria deles com formação musical.

Dedica-se não só à interpretação de obras corais sinfónicas, mas também ao repertório de música sacra e profana, a cappella ou com acompanhamento de piano. O EVPM não é só um coro erudito, por isso apresenta regularmente arranjos para coro de clássicos do jazz e da música popular.

Em cooperação com a Orquestra do Norte apresentou “Requiem” de W. A. Mozart, “Requiem” de G. Fauré; “Stabat Mater” de A. Dvorak; “Requiem” de G. Verdi; “Magnificat em Re Maior BWV 243” de J.S. Bach; “Ein deutsches Requiem, op. 45” de J. Brahms; The Armed Man: A Mass For Peace” de Karl Jenkins; “Oratorio de Noël” de C. Saint Saens; “Stabat Mater” de G. Rossini, “Messiah” de G. F. Handel; “Missa em Do Maior – Op.86″ de L.V. Beethoven; “Messa di Gloria” de G. Puccini; “Oratória de Natal” de J. S. Bach, entre outras.

Com a Orquestra de Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, apresentou, em 2016 e 2017, a Paixão Segundo São João, de J. S. Bach e a 2ª Sinfonia em si bemol Op. 52 “Lobgesang” de F. Mendelssohn, respetivamente. Com a mesma orquestra, em 2018, apresentou “Ein deutsches Requiem, op. 45” de J. Brahms, na Igreja de São Francisco, em Guimarães.

Com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto, apresentou, em 2017 e 2018, “Te Deum” de Charpentier e a “Oratória de Natal” de J.S. Bach, respetivamente. Estes concertos aconteceram na sala Suggia da Casa da Música, no âmbito da comemoração do centenário do CMP, sob a direção de Fernando Marin e de Martin Lutz, respetivamente.

Em 2014, apresentou Carmina Burana, de C. Orff no Palau de la Música com o Cor Jove de l’Orfeó Català. Em Julho de 2015, apresentou na Catedral de Palma de Maiorca, com o coro Capella Mallorquina e a Orquestra Simfònica de les Illes Balears, “Stabat Mater” de G. Rossini, sob a direção de Pablo Mielgo. Em junho de 2016, apresentou o espetáculo “All You Need is Love” na Avenida dos Aliados, integrado nos Concertos na Avenida das Festas de São João 2016.

Obteve os seguintes prémios em concursos internacionais:

– Diploma de Prata na Categoria de Jazz e Música Latina, obtido em outubro de 2003 no 5º Concurso Internacional de Coros em Riva del Garda – Itália;

– Medalha de Bronze na Categoria de Coros Mistos, obtido em novembro de 2004 nas Olimpíadas Corais – 8º Concurso Internacional de Coros de Atenas – Grécia;

– Diploma de Ouro – 1º lugar na Categoria de Música Sacra e Grande Prémio de Veneza, obtido em setembro de 2007 no 5º Concurso e Festival Internacional de Coros realizado em Veneza;

– Diploma de Ouro na Categoria de Música Sacra, Prémio Especial do Júri pela interpretação do tema “Abendlied” de J. Rheinberger, obtido em novembro de 2018, no 32.º Praga Canta – República Checa.

José Pinheiro

Natural de S. Mamede de Infesta – Matosinhos.

Concluiu no Conservatório Nacional o Curso Superior de Composição. Frequentou no Conservatório de Música do Porto o Curso Superior de Piano e parte do Curso Geral de Violino e Canto. Obteve o grau de licenciatura em Música na Universidade de Aveiro e concluiu com distinção o mestrado em Choral Education na Roehampton University – Londres.

Na área da música, direção de orquestra/coro e da pedagogia frequentou cursos em Espanha, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Áustria.

A sua actividade dominante incide sobre a pedagogia, educação e animação cultural – musical.

Conquistou com o “ENSEMBLE VOCAL PRO MUSICA”, projeto que criou em 1991 e de que é diretor artístico desde a sua fundação, vários prémios em concursos internacionais, sendo de destacar o 1º Prémio – Diploma de Ouro na Categoria de Música Sacra, bem como o Grande Prémio do Concurso de Veneza, em setembro de 2007 e mais recentemente uma Medalha de Ouro na Categoria de Música Sacra e Prémio de Melhor Interpretação no Concurso Praga Cantat 2018.

Leciona no Conservatório de Música do Porto as disciplinas de Organologia e de Acústica Musical e no Curso de Música Silva Monteiro a disciplina de Classes de Conjunto.