CorUTIB é um grupo Coral, que nasceu como um projecto da Câmara Municipal do Barreiro, em 2003, sob a direcção da Maestrina, Prof. Olga Panchenko. O coro conta com cerca de 40 coralistas, distribuídos por sopranos, mezzo- sopranos, contraltos, contraltos II, tenores, barítonos e baixos. O seu repertório conta já com mais de 100 peças, muitas delas de harmonização original. Integra peças de autores portugueses e estrangeiros, abrangendo diversos géneros musicais, interpretados «a capella» ou com acompanhamento instrumental e de solistas.

Volvidos 15 anos de actividade, o coro conta já com mais de 250 actuações, tendo sido presença regular nas actividades da UTIB e eventos festivos da cidade do Barreiro e participado em vários encontros e festivais internacionais, entre os quais, a 6ª edição do Festival de Coros de Verão, que se realizou em Junho do ano passado no CCB.

Em 2010, lançou o seu CD «Fantasia», que incluiu as peças de arranjo original.

Olga Panchenko

Obteve a sua formação em Minsk, Bielorrússia, na Escola Superior de Pedagogia Musical.

 Neste período, participou em vários concursos. Em 1979, ganhou 1º Prémio no concurso de jovens acordeonistas e em 1980 obteve o 3º lugar no concurso de jovens regentes, onde apresentou a sua peça com harmonização original.

Em 1984, voltou para a seu País Natal – Ucrânia.

Durante largos anos exerceu a função de professora de teoria musical, acordeão e canto. Fez vários projectos com um teatro musical, na área de composição e de arranjo instrumental, dirigiu grupos corais infantis, juvenis e de adultos.

Em 1990, fundou uma escola de formação artística na área do canto, tendo a seu cargo a preparação de jovens cantores, com os quais se candidatou a concursos nacionais e internacionais.

Desde 2000 está em Portugal, trabalhou em vários projectos com a CMB e desde 2003 desempenha a função de formadora musical e regente do CORUTIB.

 É professora de canto e de formação musical.