O Coro Feminino do Conservatório de Música de Paredes emerge da vontade de fazer e divulgar a Música Coral, em diferentes espaços e contextos. A sua primeira apresentação pública foi no dia 25 de junho de 2016, no Concerto “Notas em nós”, no pavilhão Rota dos Móveis em Lordelo, promovido pelo Conservatório de Música de Paredes.

O Coro integra diversas atividades dentro do contexto escolar do Conservatório de Música, participando, assiduamente, nas audições e concertos desenvolvidos pela instituição de ensino.

Exteriormente, participou nas I Jornadas dos Assistentes Técnicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa no Hospital Padre Américo, em Penafiel; em atividades desenvolvidas pela Escola Secundária de Paredes, destacando-se a sua participação na Semana Cultural e IV Jornadas Pedagógicas APP – Leitura, Literatura e Gramática, e em atividades promovidas pela Câmara Municipal de Paredes, salientando-se o Concerto de Música Coral integrado na programação “Espalhar Magia pela Cidade”, alusiva ao Natal e Ano Novo, que teve lugar na Igreja Matriz de Paredes, nas Comemorações do 25 de abril, no Auditório da Casa da Cultura de Paredes e na programação “Noites Negras”, na Biblioteca Municipal de Paredes. Teve ainda apresentações nas Igrejas de Aguiar de Sousa, Bitarães e Cristelo.

Ricardo Sousa

Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos, com o professor Pedro Cunha. É licenciado em Direção, Teoria e Formação Musical e Mestre em Ensino de Música, pela Universidade de Aveiro. Concluiu o 8º grau de Acordeão, na Academia de Música de Paredes, com o professor José Rui Silva.

Lecionou a atividade de música nas Atividades de Enriquecimento Curricular, no Concelho de Paredes.
Atualmente, leciona as disciplinas de Formação Musical e Classe Conjunto (Coro), na Academia de Música de Castelo de Paiva e a disciplina de Classe de Conjunto (Coro), no Conservatório de Música de Paredes.

Tem frequentado Masterclasses de Acordeão, Direção Coral e Formação em Pedagogia Musical, sob a orientação dos professores Abel Moura, Vítor Monteiro, Henrique Piloto, Sílvio Cortez, Gonçalo Lourenço e Cristina Brito da Cruz.

A nível coral, tem participado em diversos festivais, competições internacionais e concertos, integrado no Ensemble Vocal de Freamunde. Em 2016, criou o Coro Feminino do Conservatório de Música de Paredes.

A nível instrumental, tem participado em diversos musicais e concertos. Presentemente, integra a Banda Polén.