O Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva surgiu no ano lectivo 2010/2011 e é constituído por alunos e ex-alunos desta Escola.

Desde o início da sua existência, muita tem sido a actividade realizada. Realizou em 2012 um concerto integralmente dedicado ao Jazz, no qual interpretou alguns dos mais conhecidos standards e em 2013. Apresentou-se na 9a edição dos Festivais de Outono organizados pela Universidade de Aveiro, onde interpretou exclusivamente repertório coral do compositor portuense Cláudio Carneyro.

No Âmbito do Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro, executou no Teatro Aveirense as óperas Dido e Eneias (Purcell); As Bodas de Fígaro de (Mozart;), Orfeu nos Infernos (Offenbach); e Suor Angélica de (Puccini) em conjunto com a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigido pelo maestro António Vassalo Lourenço e com encenação de Claudio Hochman.

Em 2012, 2014 e 2016 participou respectivamente na 2a, 3a e 4a edição do F.I.C.C. – Freamunde International Choir Competition, obtendo nesta última edição o 2o lugar em Música Sacra e ainda o Prémio do Público na final. Deslocou-se em 2014 a Calella/Barcelona, participando no Festival/ Competição “Canta al Mar”, onde obteve a qualificação para a Champions Competition dos World Choir Games, o maior evento mundial da música coral. Neste evento, que decorreu em Sochi (Rússia), alcançou a pontuação necessária para obter 2 medalhas de prata nas categorias de Música Sacra e Coros Mistos de Jovens.

Este coro tem como principal objectivo oferecer aos alunos das diversas classes instrumentais da escola um complemento à sua formação como músicos, dando-lhes a oportunidade e o desafio de interpretar repertório coral exigente.

César Freitas

César Freitas é natural da ilha de São Miguel, Açores e iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada, cantando no Coral de São José e no Coro da Associação Musical J.S. Bach.

Em 2007 concluiu a Licenciatura Bietápica em Formação Musical na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) do Instituto Politécnico do Porto. Ainda na ESMAE, fez o Curso Livre de Orquestração com Dimitris Andrikopoulos. Em 2013 concluiu o Mestrado em Música na área de especialização de Direção Coral, pela Universidade de Aveiro, sob orientação do Prof. António Vassalo Lourenço, apresentando como projeto final os “Cinco Ciclos de Música Coral” de Cláudio Carneyro. Apresentou os mesmos em conjunto com o Coro de Câmara da AMCP na edição de 2013 dos Festivais de Outono. Em 2017 concluiu o Mestrado em Ensino da Música, na vertente de Direção Coral e Formação Musical, na Universidade do Minho.

Frequentou masterclasses de Direção Coral em Portugal (Teresinha Gutiérrez Marques, Sérgio Fontão, Luís Bragança Gil e Filipe Carvalheiro), Holanda (Erik van Nevel e Hans Leenders), Irlanda(Volker Hempfling) e Itália (Ragnar Rasmussen) e frequentou a classe de Canto da Academia de Música de Espinho com a Prof. Margarida Reis.

É membro do Coro Casa da Música desde a sua fundação em 2009 e do Ensemble Vocal de Freamunde (atualmente Vocal Art Ensemble) desde 2016.

Leciona, desde 2005, as disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto (Coro) na Academia de Música de Castelo de Paiva, onde dirige o Coro de Câmara. Dirige também, desde 2014, o Coro da Universidade Sénior de Castelo de Paiva, tendo já desempenhado funções docentes na Academia de Música de Paredes e na Escola de Música Guilhermina Suggia da Fundação Musical dos Amigos das Crianças, no Porto.