Aeternus Cantabile é um grupo formado por alunos/licenciados do Curso de Canto Teatral do Conservatório Superior de Música de Gaia que surge como resultado da amizade e da partilha da paixão pela música entre os seus elementos, procurando contribuir para uma maior aproximação do público com a música vocal nas suas diferentes vertentes.
Com um vasto conhecimento de repertório, desde o erudito ao mais ligeiro, atua em vários tipos de espetáculos, entre eles galas de ópera, cerimónias religiosas apresentações de livros, entre outros eventos culturais.
O seu percurso iniciou a 15 de abril de 2018, com a participação no XVIII Concerto Coral, em Riba d’Ave, contando com um diversificado currículo desde a sua primeira atuação.
Na vertente da música ligeira, Aeternus Cantabile participou, em parceria com a Associação Cultural e Musical de Avintes, no Musical “O Reino do Gelo”, sob a direcção musical do maestro Rúben Castro. A convite do mesmo maestro, o grupo participou na 31ª Festa da Broa de Avintes, acompanhado pela Banda Musical de Avintes e partilhando ainda o palco com o cantor FF nesse mesmo concerto. Em Seroa, Paços de Ferreira, Aeternus Cantabile participou na 4ª Festa de Aniversário da Rádio Portuense. Em parceria com a Metro do Porto, realizou um espetáculo temático cênico e flashmobs em algumas paragens de metro do grande Porto no Halloween e no São Valentim.
Na vertente de música erudita, participou na celebração eucarística no dia da Assunção de Nossa Senhora da Saúde, na Igreja Paroquial de Santo Ovídio, com transmissão em direto para a Rádio Renascença, e mais tarde na eucaristia do 3º Domingo da Quaresma, sob a direcção musical de António Moreira. Sob orientação do mesmo maestro, participou no Encontro de Coros na Igreja São Martinho de Aldoar (10 de novembro 2018), onde integrou ainda o grande coro que interpretou a “Missa Katharina” de Jacob Haan, com a participação da Banda Marcial da Foz e com a direcção musical de Tiago Ferreira.
A 7 de Setembro, o grupo Aeternus Cantabile organizou um concerto intitulado de “Um olhar sobre o Erudito”, em parceria com a Ácer-Fotografia e outras Artes, onde interpreta obras de Marzi, Kodaly, Aichinger e Palestrina, assim como excertos de óperas de Mozart, Verdi, Lehár, Bizet, Rossini e Offenbach.
A 21 de dezembro o grupo organiza um concerto de Natal, na Igreja dos Clérigos intitulado “Clássicos de Natal”.
A 25 de Maio participou no XVIII aniversário da Tuna Académica de Oliveira do Douro onde apresentou uma Gala de Ópera interpretando alguns dos temas mais célebres, aliando música, dança e interpretação artística.
A 6 de Junho participou no IV Seminário Internacional “ORA ET LABORA” em Cabeceiras de Basto, apresentando um concerto sacro-litúrgico na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos .
Neste momento encontra-se a preparar novos projetos a apresentar nos próximos meses, entre os quais galas de ópera e novos flashmobs , em colaboração com diferentes entidades sediadas no Porto, Vila Real e Gouveia.